É um transtorno alimentar no qual uma pessoa oscila entre comer exageradamente, com um sentimento de perda de controle sobre a alimentação, e episódios de vômitos ou abusos de laxantes tentando impedir o ganho de peso. Também chamada de bulimia nervosa, o distúrbio leva as pessoas a estarem sempre preocupadas com a aparência, principalmente com o peso.
O comportamento bulímico pode se associar a desequilíbrios químicos no organismo, devido à ingestão e eliminação inadequada de nutrientes. Além disto, eventualmente ele pode estar vinculado ao uso de anfetaminas e outros estimulantes, em tentativas de controle do comportamento alimentar.
Diferença entre Bulimia e Anorexia
A bulimia e anorexia não são a mesma coisa. A anorexia é uma tentativa desesperada de perder ou não ganhar peso, através de atividade física exagerada ou de uma restrição alimentar rigorosa. Já a bulimia é a prática de hiperfagia (ingestão exagerada de alimentos), seguida de comportamentos compensatórios.
A influência exercida pela mídia sobre o comportamento e o padrão de beleza das pessoas também pode estar entre as possíveis causas da bulimia.
O culto ao corpo magro e o desprezo às pessoas acima do peso pregado pela indústria da beleza, moda e principalmente midias sociais (Facebook, Instagran etc) aparentemente, levam milhões de pessoas em todo o mundo a apresentar quadros de bulimia.
Dessa forma, a bulimia é um distúrbio de imagem, no qual o paciente não consegue aceitar seu corpo da forma como ele é, ou tem a impressão de que está acima do peso em níveis acima da realidade.Isso pode levar a um quadro de ansiedade, que faz a pessoa buscar maneiras bruscas de perder peso rapidamente, ao mesmo tempo em que busca conforto na comida.
Principais fatores
Mulheres jovens: a bulimia afeta muito mais mulheres do que homens e é mais comum em mulheres adolescentes e em jovens adultas.
Genética: também pode ser um fator de risco para a bulimia.
Falta de serotonina: Acredita-se também que a deficiência de serotonina, um neurotransmissor diretamente relacionado à sensação de prazer, pode estar relacionada à bulimia.
Os sintomas comuns
Preocupação excessiva com o peso e com a silhueta
Ter medo de ganhar peso
Perder o controle sobre o que come
Comer em excesso até sentir desconforto ou dor
Forçar o vômito após comer
Fazer uso de diuréticos e laxantes após comer
Usar suplementos diários de perda de peso.
Ir ao banheiro imediatamente após as refeições
Hipnoterapia para Transtornos Alimentares
Experimente a Hipnoterapia!
Experimente uma vida equilibrada: saúde, família, trabalho e lazer.
Com a Hipnoterapia Viva bem! Viva feliz!
Comments